ARCCO reúne especialistas em evento pelo Dia Internacional de Combate á Corrupção
Aconteceu, no dia 6/12/2021, evento que marca o Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12). Realizado pela Rede Ação Integrada de Controle e Combate à Corrupção (ARCCO), autoridades de diversas esferas de poder e especialistas da área de controle compareceram ao auditório do Tribunal de Contas do Estado de MG com o objetivo de discutir temas relevantes à pauta.
Em sua exposição, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentou alguns resultados das ações de enfrentamento à corrupção em seus três anos de gestão. Zema referiu-se à contratação técnica do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, como a primeira demonstração de um governo focado na licitude de seus atos. “Deixei claro que ele (Fontenelle) teria total liberdade nesse contexto de combate à corrupção. Qualquer que fosse a pessoa ou instituição, ele não teria nenhuma restrição”, afirmou Zema. O governador ainda ressaltou a importância da transparência das informações públicas para a gestão íntegra do Estado.
O evento foi estruturado em uma palestra magna, ministrada pelo auditor federal de finanças e controle da CGU, Mário Spinelli, seguido por três painéis temáticos: Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC), Sistemas de integridade e Ferramentas de Combate à Corrupção e Transparência das Contratações Públicas.
Convidado para ser o mediador do painel Sistemas de integridade e ferramentas de combate à corrupção, o controlador-geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle, admitiu satisfação para a execução da tarefa: “Mediar um painel sobre integridade diz muito para mim e para a CGE, porque é o que a gente tem tentado construir aqui no estado desde nossa chegada em 2019”.
Fontenelle reforçou a importância do trabalho em rede com outros órgãos e instituições para maior efetividade no combate à corrupção. “A rede Arcco realizou força tarefa para compras relativas à Covid-19. Foram 20 pessoas, de diversas instituições, trabalhando em conjunto desde abril de 2020, alimentando uma só planilha, o que proporcionou economia de esforços e a resposta que a população mineira esperava”, afirmou.
Mais informações no site da Escola de Contas do TCE-MG
Fonte:Assessoria de Comunição CGE
Publicado: 06 de dezembro de 2021
Matéria adaptada