A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais participou, na manhã desta quarta-feira (24/11), de encontro virtual promovido pela Secretaria de Fazenda de Niterói. O evento reuniu autoridades para debater as questões que envolvem a implementação de planos de integridade em instituições públicas.
O Superintendente Central de Integridade e Controle Social da CGE, Thomaz Barbosa, apresentou o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) e falou sobre as características de um bom plano de integridade pública. “O Plano de Integridade deve manter o foco nas pessoas, além dos processos. Além disso, é preciso estimular o envolvimento dos públicos interno e externo, promover o monitoramento constante e fortalecer a construção de uma cultura organizacional que passa pela tríade reflexão-ação-alteração”, explicou.
Na palestra, Thomaz enfatizou os principais benefícios e impactos gerados em relação aos planos de integridade, entre eles: melhores relações entre o público e o privado, valorização do agente público, melhoria do clima organizacional e, principalmente, políticas públicas mais efetivas. O encontro contou com a presença dos painelistas Blal Dalloul, Procurador Regional da República - 2ª Região / RJ e Jaqueline Oliveira, Coordenadora Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
O evento está disponível no Canal do Youtube da Secretaria da Fazenda de Niterói. Confira aqui.
Publicado em: 24-11-2021
Fonte: ASCOM CGE