Codemge lança Programa de Integridade em evento com transmissão ao vivo

 

CODEMGE 1Para todos verem: marca “Codemge Íntegra”, nas cores cinza e vermelho em diferentes tons

Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais prepara-se para lançar seu Programa de Integridade, denominado Codemge Íntegra. Para marcar a ação, inédita na história da Empresa, uma série de eventos está agendada de 23 a 25 de novembro. A solenidade de lançamento do Programa, prevista para o dia 25/11, às 10h30, no Auditório da Companhia, terá transmissão simultânea pelo canal da Codemge no Youtube e contará com a participação de autoridades como o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e o Presidente da Codemge, Thiago Toscano.

O Programa de Integridade constitui uma forma estratégica de gestão das ações corporativas, buscando resguardar o tripé institucional: missão, visão e valores. Além disso, apresenta os instrumentos necessários para mitigar riscos e garantir o cumprimento dos objetivos organizacionais. Esses instrumentos estão divididos em diferentes eixos como parte do programa Codemge Íntegra, o qual envolve todos os empregados da Companhia, independentemente do nível hierárquico.

 CODEMGE 2

Para todos verem: infográfico mostra os sete eixos do Programa de Integridade da Codemge: 1 – Comprometimento da Alta Gestão; 2 – Análise de riscos; 3 – Código de Conduta, Política Anticorrupção e Políticas Internas; 4 – Canal de comunicação e denúncias; 5 – Plano de Comunicação, Capacitação e Treinamento; 6 – Monitoramento e aprimoramento do Programa de Integridade; 7 – Aprimoramento da gestão e dos controles internos


A iniciativa é promovida pela Gerência de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos da Codemge (Gicor). De acordo com o gestor da área, Lincoln Faria, o Programa Codemge Íntegra é um conjunto de ações que visa a colocar em prática diretrizes da Companhia, fundamentadas sempre na missão, na visão e nos valores da Codemge. “As ações buscam uma mudança de procedimentos e comportamentos alinhados às políticas internas, boas práticas de gestão e que promovam um ambiente íntegro. O sucesso do programa só será possível com a participação efetiva de todos nós. Estamos juntos neste desafio”, salienta.

Para a Codemge, a cultura de integridade que o Programa propõe é capaz de impactar positivamente o destinatário final de todos os serviços da Companhia.

Os eventos

Os dois primeiros eventos da semana de atividades pelo lançamento do Codemge Íntegra serão voltados aos empregados, nos dias 23 e 24/11, com palestras sobre risco comportamental e cultura organizacional. Os palestrantes convidados são os profissionais Mário Júnior e Renato Santos, do IPRC – Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, organização independente e pioneira nos estudos sobre o assunto nos contextos social e corporativo, além da especialista em governança, risco e compliance Olga Pontes.

Já na quinta-feira, 25/11, entre 10h30 e 12h, a solenidade de lançamento do Programa de Integridade da Codemge será realizada no Auditório da Companhia, com a participação de autoridades e a palestra “Integridade é para todos”, com o doutor em Direito Público Marcelo Zenkner, especialista em integridade empresarial, compliance e políticas anticorrupção. O evento será híbrido, presencial e com transmissão on-line, aberta a todo o público externo.

Veículos de imprensa que desejarem cobrir o evento do dia 25/11 podem agendar sua participação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Codemge

Empresa estatal, integrante da Administração Pública Indireta do Estado de Minas Gerais, a Codemge é organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo o Estado como principal acionista. Originada em 2018 após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Codemge tem a missão de contribuir para o desenvolvimento mineiro, colaborando para um ambiente de eficiência, simplificação e sustentabilidade e gerando valor para o acionista. Tem como visão estratégica ser uma empresa sustentável, focada no compromisso com austeridade e governança responsável e na capacidade de geração de resultados.

Entre seus valores, estão: conduta ética (comportamento adequado às melhores práticas de governança e aos normativos legais); compromisso com a sociedade (gestão do portfólio de ativos de forma eficiente, baseada na simplificação e na busca de rentabilidade); respeito às pessoas (relevância e cuidado com o fator humano na obtenção de resultados e na tomada de decisões da Companhia); foco em resultados (orientando-se pelos objetivos estratégicos e indicadores de resultado da Empresa); e excelência (responsabilidade, busca da eficiência, qualidade e inovação nos processos).

A Codemge é também acionista majoritária da Codemig e usufrui da participação desta na Sociedade em Conta de Participação (SCP) estabelecida com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para exploração de nióbio.

 

Publicado em: 23-11-2021

Fonte: ASCOM CODEMGE