Seinfra avança na consolidação do Sistema de integridade

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) publicou, nesta semana, o Código de Conduta e o Guia Prático de Relacionamento com Agentes Privados. Os materiais fazem parte do processo de consolidação do Sistema de Integridade da pasta e vão servir para orientar servidores e parceiros na tomada de decisões.

O Código de Conduta sintetiza os valores da secretaria em diretrizes concretas, estabelecendo orientações claras e objetivas sobre temas como: respeito e inclusão no ambiente de trabalho; proteção de dados pessoais e informações sigilosas; prevenção à fraude e corrupção; prevenção a conflito de interesses; proteção ao patrimônio, dentre outros.

O documento se aplica a todos os agentes públicos da Seinfra – servidores, estagiários e gestores de todos os níveis hierárquicos, assim como aos terceirizados que desempenham suas funções no âmbito institucional. O Código também serve de referência aos parceiros que se relacionam com a pasta, de forma a disseminar e fortalecer a cultura da integridade.

Também foi disponibilizado o Guia Prático de Relacionamento com Agentes Privados, que reúne um conjunto de orientações e boas práticas para comunicação, reuniões e encontros entre os agentes públicos da Seinfra e seus interlocutores privados.

De acordo com o Compliance Officer e presidente do Comitê Executivo da Seinfra, Marcos Caldeira, as publicações "fornecem orientações valiosas que ajudarão o time e os parceiros da Secretaria a tomar as melhores decisões em todas as situações, especialmente as mais difíceis".

Clique aqui para acessar o Código de Conduta e o Guia Prático.

Comitê Executivo

Outra novidade, foi a nomeação de Carlo Linkevieius Pereira, diretor executivo do Pacto Global da ONU no Brasil, para compor o Comitê Executivo de Integridade e Proteção de Dados da Seinfra.

A designação de Pereira foi oficializada pelo governador Romeu Zema e reforça o compromisso da Seinfra com a estruturação de uma agenda de compliance e ESG (Environmental, Social and Governance) que extrapole as fronteiras da Administração Pública e seja capaz de impactar positivamente o ecossistema de infraestrutura e mobilidade como um todo.

Agora, o Comitê Executivo de Integridade e Proteção de Dados da Seinfra passa a ser composto pelos seguintes membros:

- Marcos Caldeira (presidência)
- Carlo Linkevieius Pereira (membro)
- Fernanda Costa de Oliveira (membro)
- Luciana Bacci Costa (membro)
- Viviane Elias Moreira (membro)
- Marconi Martins de Laia (membro)
- David Salim Hosni (membro)

 

Publicado em 12/11/2021

Fonte: Ascom SEINFRA