CGE-MG recebe Secont-ES em visita técnica

Boas práticas de Minas com o PMPI é o objetivo de visita da Secont-ES à CGE Minas

Visita SECONT

O Plano Mineiro de Integridade (PMPI) é a pauta da visita técnica que a Secretaria de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo (SECONT-ES) realizou nos dias 21 e 22/10/2021, à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).

Projeto premiado e pioneiro no país, o PMPI Mineiro – transformado em Decreto pelo Poder Executivo Estadual em maio de 2017 – busca fomentar, de forma contínua e progressiva, uma cultura de integridade pública de forma abrangente, integrada e duradoura.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, defendeu que aproximação entre Secont e PMPI de MG traz benefícios para a política pública, governo e cidadãos. “Essa aproximação é resultado de várias conversas prévias e se consolida nessa imersão de dois dias, muito vantajosa para as controladorias e para os governos, mas, principalmente, para o cidadão”, afirmou.

“Viemos conhecer melhor o Programa de Integridade da CGE e aprender com a experiências de vocês nas boas práticas para fomentar esses Planos nos outros órgãos do Estado”, explicou o subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Falcão.

Após uma fase de institucionalização do PMPI, o Governo de Minas vive uma fase de consolidação dos planos de integridade. Segundo o Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Thomaz Barbosa “Após uma fase de amadurecimento do PMPI, Minas Gerais oferece diretrizes e ferramenta para que as ações de integridade sejam executadas, monitoradas e avaliadas”, concluiu Thomaz.

Ainda estiveram presentes na visita técnica o auditor do Estado e Guilherme Antonio Machado Junior e André Hemerly Paris, Assessor Especial da SECONT.

Fonte: ASCOM / CGE