Hemominas conclui a execução das ações do Plano de Integridade

noticia 42.1Fiel aos valores institucionais que preconizam o comprometimento com a melhoria contínua, ética, responsabilidade socioambiental e o respeito e valorização do ser humano, a Fundação Hemominas finalizou, neste mês de maio, as ações oriundas do Plano de Integridade, publicado em maio de 2019.

A iniciativa segue as diretivas do Decreto nº 47.185, de 12 de maio de 2017, que instituiu o Plano Mineiro de Integridade (PMPI) e a ele atribuiu pilares como a probidade e o respeito às normas que regulamentam as relações entre a administração pública e o setor privado.

Composto por cinco eixos temáticos (pessoas, governança, informação e conhecimento, construção coletiva e ética pública), divididos em quinze subeixos, o Plano estabeleceu 28 ações que enfatizaram não só o acesso à informação, mas também princípios éticos e constitucionais norteadores da Administração Pública brasileira. O objetivo é garantir a efetividade e lisura da atuação institucional e, assim, contribuir para o fortalecimento da confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde, dos agentes públicos e da sociedade em geral nos serviços prestados pela Fundação Hemominas.

 

Entre as ações executadas, destacam-se:

  • promoção de campanhas preventivas pela Comissão de Ética da Hemominas, visando à reciclagem periódica dos servidores da Hemominas sobre o tema "Ética Pública";
  • realização de debates, palestras, produção de cartilhas e material gráfico informativo, videoconferência e fóruns sobre prevenção ao assédio moral;
  • elaboração de cartilha sobre a importância da comunicação institucional despersonalizada, elaborada pela Assessoria de Comunicação Social e destinada aos servidores da Hemominas;
  • promoção de treinamentos relativos à saúde ocupacional, à avaliação de desempenho e ao gerenciamento de riscos;
  • elaboração do Plano de Segurança da Informação.

Na avaliação da presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, “todas as ações foram e são importantes para seguirmos no propósito de apontar caminhos corretos e de incentivar as pessoas a percorrê-los, no sentido de uma cultura de integridade institucional”. Ela destaca, ainda, seu agradecimento a cada área e seus servidores pela dedicação e empenho para a implantação do Plano de Integridade na Hemominas, ressaltando que o trabalho das equipes é um dos pilares da instituição.

Para a realização do Plano foram envolvidos setores da Fundação como a Gerência de Gestão de Pessoas, Assessoria de Atuação Estratégica, Diretoria de Gestão Institucional, Controladoria Seccional, Gabinete, Assessoria de Comunicação Social, Ouvidoria (em atuação com o Núcleo de Humanização) e Comissão de Ética.

Efeitos colaterais: cooperaçãonoticia 42.2

O Plano de Integridade da Hemominas propiciou também a cooperação da Hemominas na disciplina de Integridade, ministrada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) no curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. Como fruto da parceria, os alunos desenvolveram a identidade visual do Plano de Integridade da Fundação, bem como o formulário para que os servidores possam reportar, à Comissão de Ética, o recebimento de presente, remuneração, doação ou vantagem de qualquer espécie advinda de pessoa, empresa ou entidade que tenha ou possa ter algum interesse em relação à Administração Pública.

A Hemominas foi convidada, ainda, para apresentação do processo de construção de seu Plano de Integridade às equipes da Fapemig e Segov, bem como à Santa Casa de Misericórdia.

Segundo a Controladora Seccional da Hemominas, Lucimara Ribeiro Pereira, os resultados do Plano de Integridade são muito benéficos à imagem da Fundação Hemominas: “O saldo é absolutamente positivo. Em tempo recorde, a Hemominas implementou as ações propostas, o que atribuímos às orientações precisas da Controladoria-Geral do Estado, ao apoio da Alta Gestão da Hemominas, ao envolvimento dos gestores e servidores das áreas executoras e à dedicação da servidora responsável pelo acompanhamento das providências, Ariane Marques Leite”.

Por sua vez, Ariane, servidora da Assessoria de Atuação Estratégica, comemora a conclusão das ações e salienta: “A integridade se relaciona intimamente com a cultura organizacional, e a atuação deve ser constantemente aprimorada para criar um ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento dessa cultura de integridade. Ou seja, temos um trabalho permanente junto aos servidores. Intervenções como as estabelecidas ajudam, mas a vantagem que o Plano de Integridade cria é a de despertamento de áreas e de pessoas-chave para lidar com questões relacionadas à integridade dentro de seus processos de trabalho, um norteador para fortalecimento de aspectos da cultura organizacional que favorecem o ambiente íntegro e a preparação para lidar com os desafios impostos por essa cultura”.

A servidora ressalta, ainda, que ações implementadas exigirão tempo para maturação, de modo que a equipe responsável pela integridade institucional irá acompanhar os seus desdobramentos e, a partir da necessidade, sugerir a revisão do Plano de Integridade, com novas ações.

noticia 42.3 Já a Diretora Central de Integridade da CGE, Tatiane de Jesus Silva, pontua que a Hemominas foi pioneira na conclusão das ações de integridade, bem como na alimentação dos dois primeiros módulos disponíveis do Sistema do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (SisPMPI), instituído para apoiar a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Integridade dos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais.

Diz ela: “A construção de uma cultura de integridade é um dos grandes desafios que deparamos nos dias atuais. Um importante instrumento para essa construção é a implementação de planos/programas de integridade. A Fundação Hemominas se destaca pelo empenho e dedicação dos seus servidores e da gestão ao promover um ambiente ético, transparente e íntegro, por meio da execução e implementação das ações do seu plano de integridade. A entidade, mais uma vez, está de parabéns pelo trabalho desenvolvido e ciente dos próximos passos para a consolidação da cultura de integridade”, considera.

As ações implementadas, além de potencializarem o sentimento de pertencimento à instituição, favorecem o relacionamento interpessoal e conferem maior transparência à atuação da Fundação. Vale observar que apenas duas das ações propostas foram descontinuadas, considerando-se a alteração superveniente do contexto em que foram pensadas.

 

Publicado em: 21/05/2021, às 17h09
Fonte: Ascom Hemominas