No dia 29 de outubro, foi lançado o Plano de Integridade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig, com a participação do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, do chefe de Gabinete, André Luiz, da coordenadora do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Integridade, Jéssica Árias, do Controlador Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e a Subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Bleme e do Superintendente Central de Transparência de Integridade e de Controle Social, Thomaz da Silva. Durante o evento, foi realizada breve e objetiva apresentação do Plano de Integridade, e, ao final, foi entregue o documento ao Controlador Geral do Estado. O evento foi transmitido pelas redes sociais da Fundação para os servidores da instituição e o público em geral.
O Plano de Integridade, cujo objetivo é solidificar a confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), agentes públicos e da sociedade em geral nos serviços prestados pela Fhemig, é composto por oito eixos temáticos: Governança e Comprometimento da Alta Administração, Planejamento Estratégico, Controles Internos e Gestão de Riscos, Conflito de Interesses e Nepotismo, Gestão de Pessoas, Código de Ética e Comissão de Ética, Canal de Denúncias e Transparência que se pautaram nos princípios éticos e constitucionais norteadores da Administração Pública, além de acesso à Informação. O documento foi elaborado por diversos servidores, representantes das diversas diretorias e unidades da Fundação.
Para a elaboração do Plano de Integridade, foi realizado questionário baseado nos eixos temáticos supracitados, disponibilizado para preenchimento virtual e respondido por 542 servidores. Segundo Jéssica Árias, além do questionário, também foi usado como instrumento para análise de cenário o Planejamento Estratégico 2020/2023, e realizados a identificação de controles internos já existentes, o levantamento e a classificação das recomendações de auditoria, bem como a análise de boas práticas, de outros programas e de planos de integridade em desenvolvimento pelos demais órgãos da Administração Pública Estadual. “A partir desse levantamento, foi possível extrairmos as primeiras impressões sobre aspectos de Integridade, Controle Social e Transparência que subsidiaram a elaboração do Plano de Integridade da Fhemig”, explica Jéssica.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fhemig
Para conhecer o Plano de Integridade da Fhemig, clique aqui.