Lançado o Guia de Integridade para Instituições Privadas!

noticia 15

Foi lançado, hoje (2/12/2019), durante o seminário "Setores público e privado: juntos pela integridade”, o Guia de Integridade para Instituições Privadas. Produzido em parceria pela Controladoria-Geral do Estado de MG, Federação das Indústrias do Estado de MG (FIEMG) e Controladoria-Geral do Município de BH (CTGM-BH), o Guia traz um passo a passo para que gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas possam implantar programas de integridade em suas organizações.

"O guia de integridade para o setor privado é um primeiro produto construído por meio de uma parceria entre o setor público e o setor privado. Marca uma nova era de união de esforços entre setores público e privado para a consolidação de uma cultura da ética, da integridade e do combate à corrupção em nosso Estado", explica a Superintendente Central de Integridade e Controle-Social da CGE, Juliana Aschar. "Procuramos construi-lo em uma linguagem simples e acessível para as organizações independentemente do perfil, ou seja, pode servir de referência e inspiração para grandes, médias e pequenas empresas. Utilizamos de experiências concretas a partir de vivências experimentadas no setor público e privado. Esperamos com isso auxiliar no processo de construção e implantação de sistemas de Integridade dinâmicos e efetivos", completou Aschar.

Além do lançamento do Guia, o seminário "Setores público e privado: juntos pela integridade” reuniu grandes nomes da integridade e compliance dos setores públicos e privados para trocas de experiências e boas práticas relativas ao tema. Foram assinados, ainda, acordos de cooperação entre a FIEMG e a CGE-MG e entre a FIEMG e a CGU, ambos com o objetivo de fomentar planos de integridade e compliance nas empresas mineiras. As assinaturas representam um marco na união de esforços públicos e privados pela promoção da integridade de forma contínua.

“É imprescindível construir uma cultura de integridade, um ambiente de negócios íntegro. Para isso todos devem estar envolvidos: o setor público, o privado e a população. Sozinhos não temos nenhuma chance”, afirmou o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle.