Secretaria de Estado de Fazenda lança seu Plano de Integridade!

noticia 11Ontem a cultura de integridade do Estado ganhou mais um reforço:a Secretaria deEstado de Fazenda (SEF), representada pelo Secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, e pelo controlador setorial, Alberto Viotti, lançou seu Plano de Integridade.

Em seu discurso de abertura, Gustavo Barbosa agradeceu a equipe envolvida no projeto nas pessoas de Ellen Silveira Reis e Alberto Viotti. O lançamento também contou com a presença do Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, da Subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Bleme e da Superintendente de Integridade e Controle social, Juliana Aschar.

“A integridade é vital para a governança pública, salvaguardando o interesse público e reforçando valores fundamentais como o compromisso com uma democracia pluralista e o respeito aos direitos humanos”, disse Juliana.

Ao escrever seu Plano de Integridade o órgão propõe ações que fortaleçam as boas práticas e a ética dentro do contexto de suas atividades, promovendo avanços tanto em aspectos técnicos, como gestão de riscos, controles internos, prevenção de atos ilícitos e tratamento de denúncias, quanto em matéria de clima organizacional e qualidade de vida dos servidores.

Agora 6 órgãos já publicaram seus Planos de Integridade em Minas: a Controladoria-Geral do Estado, o Hemominas, a Secretaria de Estado de Saúde, a Funed, a Seplag e, agora, a Fazenda.

A administração pública vem se esforçando para entregar à sociedade serviços que sejam resultados de processos de trabalho e gestão mais íntegros. Nos últimos anos, o Brasil avançou muito nos quesitos transparência e controle social, com marcos legais como a Lei de Acesso à Informação (2011), a Lei Anticorrupção (2013) - resultado do clamor das manifestações -, a Lei do Conflito de Interesses (2013) e, mais recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (2018).

O evento de lançamento do Plano de Integridade foi transmitido, ao vivo, para as regionais da Fazenda.

Clique na imagem para conhecer o Plano da SEF

noticia 11.1

Quer produzir um Plano de Integridade para o seu órgão? A CGE/MG te mostra o caminho! Acesse o passo a passo no nosso Guia de Integridade Pública Volume II e baixe gratuitamente.