Fundação Hemominas lança Plano de Integridade

Hemominas1A Fundação Hemominas lançou nesta terça-feira, 21/05, o Plano de Integridade da instituição. Realizado pelos próprios servidores com apoio da Controladoria-Geral do Estado, o documento é composto por cinco eixos temáticos (pessoas, governança, informação e conhecimento, construção coletiva e ética pública), divididos em 15 subeixos nos quais foram propostas 28 ações que enfatizaram não só o acesso à informação, mas também princípios éticos e constitucionais norteadores da Administração Pública brasileira.

A cerimônia de lançamento teve a presença do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, da presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, da subcontroladora de Transparência e Integridade em exercício, Juliana Aschar, da auditora setorial Lucimara Ribeiro Pereira, da diretora de Integridade da CGE, Tatiane de Jesus Silva, entre outras servidoras.

As ações propostas têm por objetivo garantir a efetividade e lisura da atuação institucional e, assim, contribuir para o fortalecimento da confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde, dos agentes públicos e da sociedade em geral nos serviços prestados pela Fundação Hemominas.

O sucesso das ações empreendidas neste plano depende do comprometimento da alta direção, dos gestores e servidores da Fundação Hemominas, responsáveis pela elevação do nível de integridade de uma organização que zela pelo direito à vida.

O plano da Hemominas tem como base as diretrizes do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) – decreto nº 47.185/2017. Em linhas gerais, o decreto atribui pilares como a ética, probidade e o respeito às normas que regulamentam as relações entre a administração pública e o setor privado. A partir dele, lançado em maio de 2017, iniciou-se, por meio de apoio da Controladoria-Geral do Estado, a implementação de planos de integridade que atendem as especificidades de cada órgão. Secretarias como de Saúde, Educação, Fazenda, entre outras, já estão colocando em prática as diretrizes dos planos.