CGE promove encontro sobre letramento racial e equidade de gênero no serviço público

 

 Letramento 2

Letramento racial e de gênero no serviço público foi o tema do encontro inaugural do Comitê de Diversidade e Desenvolvimento Humano e Profissional (CDDH), instância participativa da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE). O evento, realizado em 17/03, teve como objetivo refletir sobre os desafios e apresentar conceitos e boas práticas para a promoção da equidade na administração pública.

A ação está alinhada ao Calendário da Diversidade proposto pelo Comitê que, no mês de março, celebra o Mês da Mulher e o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Na abertura do encontro, o auditor interno e atual coordenador do Comitê, Altair Fernandes, apresentou aos servidores da CGE o programa de diversidade e desenvolvimento do órgão. Em seguida, a programação contou com palestra ministrada pelo professor e presidente da comissão permanente de ações afirmativas e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson, e da professora e pesquisadora da Fundação João Pinheiro (FJP), Letícia Godinho.

Em sua exposição, Ednilson fez um resgate histórico sobre a formação da diáspora negra no Brasil e abordou sobre os mitos e verdades acerca de conceitos como miscigenação e branquitude. O professor também comentou sobre políticas e diretrizes existentes para a promoção da equiparação racial no serviço público.

Letícia Godinho apresentou dados sobre o perfil do funcionalismo público no país e os desafios da ascensão feminina em cargos de liderança. Ao final, os palestrantes participaram de debate sobre a importância de se trabalhar gênero e raça de forma transversal.

 Apoio da alta administração

O Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, participou do encerramento do encontro e reforçou o compromisso da alta administração da CGE com a promoção do bem-estar dos servidores. “Para construirmos um ambiente de integridade efetivo, temos que investir em ações que promovam o acolhimento, a inclusão e a diversidade”, destacou.

 Sobre o Comitê

Instituído pela Portaria CGE nº 10/2024, o Comitê de Diversidade e Desenvolvimento Humano e Profissional (CDDH) tem como objetivo fomentar pautas relacionadas à diversidade e à equidade no serviço público, além de propiciar um ambiente acolhedor e oportuno ao desenvolvimento humano e profissional.

 Fonte: Ascom CGE/MG (Adaptada)

Publicada em 31/03/2025