A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) acaba de publicar a segunda edição do Programa de Integridade do órgão. O documento foi lançado sexta-feira, 13/09), durante evento realizado no auditório da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O Programa estabelece um conjunto estruturado de medidas e plano de ação preciso para auxiliar a CGE na prevenção, na detecção e no tratamento de práticas de corrupção e fraude, irregularidades e de outros desvios éticos e de conduta.
“Temos trabalhado, ao longo da atual gestão, na institucionalização de um sistema de integridade em toda a Administração Pública Estadual e, até o momento, temos colhido muitos resultados. Com a instituição da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI), Minas Gerais foi o primeiro governo a elevar a temática à política de Estado”, explica o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
“Com a publicação de uma nova edição do nosso Programa de Integridade, formulado a partir das diretrizes da PMPI, a CGE inaugura uma nova fase no fortalecimento da cultura de integridade no órgão e, mais do que isso, esperamos que o nosso Programa continue servindo como modelo de referência para os demais órgãos e entidades dentro e fora do Estado”, finalizou.
“Fruto de um esforço coletivo e representativo, o Programa está estruturado com ações robustas e transversais para a construção de um ambiente íntegro e ético na CGE. Sabemos que esse é apenas o primeiro passo, pois sua efetividade depende da atuação e engajamento de todo corpo funcional da CGE”, destaca a superintendente central de integridade e controle social da CGE, Tatiane de Jesus Silva.
O Programa de Integridade da CGE já está disponível para leitura. Acesseaqui.
Celebração dos 20 anos da carreira de Auditor Interno
Na ocasião, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) e a Associação dos Auditores Internos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais (Audin-MG) também celebraram o 20º aniversário da carreira de Auditor de Controle Interno, instituída pela Lei nº 15.304/2004.
Durante a solenidade, a CGE homenageou os 133 auditores de carreira do Estado e os ex-controladores que estiveram à frente da instituição ao longo dos últimos 20 anos. Conheça a Galeria de Ex-Controladores aqui.
Estiveram presentes no encontro o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Moacyr Lobato de Campos Filho; o procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Plínio Salgado; o professor Júlio César dos Santos Esteves; e o professor Eduardo Martins de Lima.
“A atuação dos auditores é essencial para uma administração pública mais transparente e eficiente. Em conjunto com os demais órgãos e entidades estaduais, a CGE auxilia na qualidade e efetividade dos serviços públicos, entregando mais resultados ao povo mineiro” destacou o governador Romeu Zema em homenagem exibida no evento.
Durante o evento, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, anunciou o envio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG); o projeto visa aprimorar e modernizar a atuação dos auditores no Estado.
Fonte: ASCOM/CGE