Nesta terça-feira (7/5), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Ouvidoria-Geral do Estado e a Controladoria-Geral do Estado promoveram o 1° Encontro da Campanha de Prevenção ao Assédio Moral na Unidades Prisionais e Socioeducativas
O encontro, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reuniu participantes para esclarecer o que constitui o assédio moral no ambiente de trabalho e o que não se enquadra nessa categoria. Através de estudos de casos e relatos, os gestores puderam compreender melhor a temática e identificar as condutas que podem configurar essa prática nociva.
Segundo o Decreto n° 47.528/2018, o assédio moral é definido como a conduta de um agente público que tenha como objetivo ou efeito degradar as condições de trabalho de outro agente público, atentar contra seus direitos ou sua dignidade, comprometer sua saúde física ou mental ou seu desenvolvimento profissional. O decreto lista uma série de situações que podem configurar essa prática, incluindo desqualificação repetitiva, desrespeito a limitações individuais, preterição em escolhas, isolamento, manifestações jocosas, subestimação de competências, entre outras.
Essa iniciativa do Governo de Minas Gerais reforça o compromisso com o combate ao assédio moral nas instituições públicas do estado, visando promover um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e ético para todos os servidores.
Adaptado de https://www.instagram.com/p/C6tNFzVurU2/?igsh=MTVjNnVwMGZ3cGFweA==
Publicado em 08/05/2024