A Diretoria Central de Integridade (DCI) promoveu, no último dia 21, o encerramento das capacitações do uso do SisPMPI. Desde agosto deste ano, foram oferecidas para os usuários do SisPMPI um total de nove capacitações, sendo quatro para o módulo 1, quatro para os módulos 2 e 3 e mais uma específica para os usuários com o perfil Auditor, oferecida no dia 17 de outubro. No total, 416 servidores participaram dessas capacitações.
As capacitações foram oferecidas de forma virtual, via Microsoft Teams, em atendimento às demandas apresentadas pelos servidores dos diferentes órgãos e entidades do Estado, cientes da importância e da praticidade do uso do SisPMPI no processo de elaboração e implementação dos programas de integridade.
O SisPMPI é o sistema eletrônico que foi desenvolvido pela CGE-MG para a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação dos programas e dos planos de integridade do Governo do Estado de Minas Gerais, planejado para contribuir com os órgãos e entidades mineiros na gestão de seus programas e planos de integridade. Ele foi desenhado priorizando duas diretrizes: simplificação de processos e usabilidade intuitiva.
Durante cada capacitação, foi oferecida a oportunidade para que os participantes fizessem suas perguntas, que eram respondidas pelos servidores da Diretoria Central de Integridade. Também foi enfatizada a necessidade de se conhecer o Manual do SisPMPI, importante ferramenta auxiliar no uso do sistema.
Mais do que capacitar os usuários do SisPMPI no uso adequado do sistema, esses encontros permitiram uma maior interação entre a equipe da Diretoria Central de Integridade e os servidores que atuam na linha de frente dos órgãos, permitindo uma importante troca de experiências e, acima de tudo, proporcionando aos órgãos e entidades do Estado uma maior efetividade nas suas ações de fomento à integridade pública.
Fonte: texto de elaboração própria
Inserida em 24/11/2023