No mês de outubro de 2023, a Comissão de Integridade da Fundação Ezequiel Dias (Funed) apresentou o Programa de Integridade 2023/2025. O evento contou com a presença de servidores da casa, do presidente da Funed, Felipe Attiê, do controlador Seccional, Aldemir Guimarães, e da subcontroladora de Transparência e Integridade do estado de Minas Gerais (CGE-MG), Soraia Dias.
A subcontroladora enfatizou que “A Política Mineira de Promoção da Integridade é reconhecida hoje nacionalmente e a Funed leva a marca de ter sido o primeiro órgão a fazer a divulgação de seu programa. Nós sentimos agora que estamos mais fortalecidos, que os conceitos estão mais estruturados e enraizados nas instituições e que então podemos falar de consolidação dessa cultura e de construção de um ambiente de integridade”. Soraia Dias frisou ainda a importância de todos conhecerem o novo programa da Funed, para contribuírem com ações que possam consolidar a cultura de integridade na instituição.
O controlador Seccional Aldemir Guimarães destacou que “o programa representa uma sistematização de várias questões que muitas vezes nós já fazemos e de processos que devem ser aperfeiçoados. Por isso, o lançamento do novo Programa é uma guinada institucional, que depende do empenho de cada servidor, para que possamos chegar nos próximos eventos trazendo bons números, bons indicadores e um ambiente de integridade”.
“A sensibilização e participação efetiva dos servidores foi essencial em todas as etapas e nesta não poderia ser diferente. Nós temos dois anos para implementar as ações do programa e o nosso papel, enquanto Comissão de Integridade, é o de promover e fortalecer essa cultura dentro da Funed” comentou Helen Aquino, assessora-Chefe da Assessoria de Gestão e Integração Institucional e também integrante do Grupo de Trabalho da Integridade.
Durante o evento foi ministrada a palestra “Integridade na formação dos indivíduos e seus impactos nas atividades profissionais”, pelo diretor de Administração e Finanças da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Lincoln Farias. “Cerca de 75% das nossas decisões são inconscientes. Portanto, é preciso estarmos sempre em vigilância e trabalhar para criar uma cultura de confiança nas pessoas” pontuou o diretor.
Na oportunidade foi realizada a apresentação dos novos membros do Comitê de Ética: Meiri Ana Moreira Castro Silva, Micheli Fonseca Lima, Natália Toledo, Valezia Oliveira Barbosa e Milton Cabral de Vasconcelos Neto, da nova ouvidora da Fundação, Sandra Costa, e o lançamento do edital da Cipa da Funed.
Adaptada de http://www.funed.mg.gov.br
Publicada em 25 de outubro de 2023