Escola de Formação em Direitos Humanos, da SEDESE, certifica 23 mil pessoas em todo o país

EFDH certifica

Entre 2019 e 2022, a Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) alcançou municípios de Minas e dos outros 25 estados, além do Distrito Federal

No Dia Mundial da Educação (28/4), o Governo de Minas comemorou importante marco da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH). A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) alcançou 23.502 pessoas certificadas na temática, entre 2019 e 2022, atingindo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. A EFDH oferece cursos, oficinas e palestras gratuitas que abordam questões de gênero, diversidades, raças e direitos das mulheres, disseminando conhecimento sobre direitos humanos e promovendo ações para a sua efetivação.

De acordo com os dados divulgados pela EFDH, foram certificadas 20.938 pessoas em Minas Gerais, em 769 municípios do estado, o que significa que ao menos uma pessoa foi certificada em cada uma  dessas cidades. A EFDH também alcançou  grande número de municípios em outros estados brasileiros, certificando 2.564 pessoas, em 743 cidades de 25 estados e Distrito Federal.

Essa abrangência nacional é resultado do compromisso do Governo de Minas em levar a formação em Direitos Humanos para além das fronteiras do estado, evidenciando a importância do programa para a formação de agentes transformadores na defesa dos direitos fundamentais em Minas e também no Brasil.

Para o subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, Duílio Campos, os números mostram a importância da iniciativa do Governo de Minas para a construção de um estado mais justo: “isso significa uma importante transformação social na formação e capacitação de mais agentes preparados para a promoção e a defesa dos direitos humanos”, destacou.

Elaine Itacarambi, de Brasília, que atua na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente e participou do minicurso sobre “Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador”, contou sua experiência: "agradeço imensamente a oportunidade de partilhar desse minicurso tão importante e necessário para a nossa atuação. Isso favorece uma prática assertiva para os nossos usuários”, pontuou.

Os cursos são totalmente gratuitos. Para conferir a programação anual, acesse aqui e, para se inscrever, acesse http://www.serdh.mg.gov.br/inscricao.

Escola de Formação

A Escola de Formação em Direitos Humanos é uma iniciativa da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh) da Sedese. A EFDH propõe a formação continuada sobre Direitos Humanos, a fim de contribuir para o fortalecimento da democracia, do desenvolvimento e da justiça social, por meio da Rede de Educação em Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais.

Continuamente, são oferecidos cursos de formação e aperfeiçoamento nas modalidades presencial, semipresencial e a distância em temáticas transversais, como: introdução aos direitos humanos, direitos das crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas, igualdade racial, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, direitos das pessoas LGBT, cidadãos em situação de rua, direito à memória e à verdade, dentre outros. Trata-se de iniciativa reconhecida e premiada em âmbito nacional e estadual.

Em 2019, a EFDH conquistou o 3º lugar do Prêmio Inova, na categoria de Iniciativas Implementadas de Sucesso. No mesmo ano, a Escola de Formação foi finalista, entre as mais de 200 iniciativas de todo o país, no 23º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública.

Adaptada de www.social.mg.gov.br.

Publicada em 28/04/2023.