Formulação de programas e planos de integridade foi tema abordado em oficina realizada durante a Semana Mineira de Controle Interno

WhatsApp Image 2023 05 12 at 15.57.08

A formulação de programas e planos de integridade foi um dos temas abordados nas oficinas realizadas pela Superintendência Central de Integridade e Controle Social da SUTI/CGE, na Semana Mineira de Controle Interno realizada pela Controladoria do Estado de Minas Gerais. O evento foi realizado durante os dias 08 a 12 de maio e contou com palestras, capacitações e rodas de conversas relacionadas ao tema.

As oficinas de integridade ocorreram nas manhãs dos dias 11 e 12/05 e tiveram a participação de um público bem diversificado, sendo prestigiadas por servidores de vários órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, empresas públicas, autarquias, Defensoria Pública, iniciativa privada, além de servidores dos municípios mineiros de Itabirito, Perdizes e Timóteo e de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Servidores do controle interno do município de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, e do Conselho Regional de Medicina do Tocantins também registraram presença nas oficinas.

Na abertura dos encontros, a Subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE, Soraia Dias, deu boas-vindas aos participantes, destacou a importância do evento para a constituição de um intercâmbio de práticas que fortaleçam a ética e a integridade pública e chamou a atenção para o lançamento recente da campanha, cujas peças foram instaladas em toda a Cidade Administrativa. Em seguida, durante os dois dias de atividades, a Superintendente Central de Integridades e Controle Social, Tatiane Silva, apresentou a metodologia adotada pela CGE para a construção de programas e planos de Integridade, conforme definidos pela Política Mineira de Promoção da Integridade, instituída na administração estadual pelo Decreto nº 48.419, de 16 maio de 2022

Além da apresentação dos conceitos e diretrizes previstos pela norma, os participantes foram envolvidos em tarefas práticas a partir do estudo de caso de um órgão fictício criado especialmente para o trabalho colaborativo desenvolvido na oficina, tudo para aproximá-los mais da realidade e dos desafios e oportunidades encontrados no dia a dia do serviço público. 

Houve grande interação entre os participantes, que puderam dividir com os demais as suas inquietações, dificuldades e experiências, exitosas ou não, na implementação dos programas e planos de integridade em seus respectivos órgãos e entidades. De acordo com a Diretora Central de Integridade, Rosiane Ferreira Duarte de Faria, os participantes saíram das oficinas com a sensação de acolhimento quanto ao tema tratado e mais seguros para dar o pontapé inicial na implantação e/ou adequação dos programas e planos de integridade de suas organizações seguindo as novas diretrizes da Política Mineira de Promoção da Integridade.    

Saiba mais sobre a PMPI  

Para conhecer mais sobre a Política Mineira de Promoção da Integridade e sobre a Campanha de Integridade lançada neste ano, visite www.pmpi.mg.gov.br ou entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

WhatsApp Image 2023 05 12 at 12.11.09

Turma I

 

WhatsApp Image 2023 05 12 at 12.13.10

Turma II

 

Fonte: elaboração própria

Publicada em 16/05/2023