Política de Gestão de Riscos da Seplag-MG é lançada durante a Semana Mineira de Controle Interno

Metodologia foi lançada pela Seplag-MG, nesta sexta-feira (12/5), durante a Semana Mineira de Controle Interno, organizada pela CGE

Metodologia lançada pela Seplag-MG aprimora serviços para o cidadão e garante entregas de qualidade

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou, na última sexta-feira (12/5), sua Política de Gestão de Riscos. A metodologia, criada para gerenciar e prevenir riscos corporativos, orienta a tomada de decisões nas organizações e contribui com o aprimoramento dos serviços públicos, com a racionalização das despesas e com a garantia de entregas de qualidade à população.

O instrumento foi lançado durante a Semana Mineira de Controle Interno, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento teve a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e está disponível no canal da Seplag-MG no YouTube

A secretária Luísa Barreto explicou que, na Política de Gestão de Riscos da Seplag-MG, podem ser tratados desde riscos operacionais até riscos estratégicos, passando também por riscos de integridade. 

“Nosso maior desafio é transformar nossa gestão de riscos em um instrumento efetivo de gestão, é fazer com que a nossa Política seja uma ferramenta para todos os gestores da Seplag-MG, porque falar de gestão de riscos e de boa governança significa falar de garantir os melhores meios para trazer entregas mais efetivas para os cidadãos mineiros. É falar de cuidar para que as entregas que são planejadas dentro da Seplag-MG cheguem de fato à população”, afirmou a secretária.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, reforçou a importância da parceria entre a Seplag-MG e a CGE-MG para obtenção dos melhores resultados com a metodologia.

“A implementação da Política de Gestão de Riscos da Seplag-MG é muito importante para todo o Governo do Estado e para todos os gestores que terão a oportunidade de trabalhar com esse instrumento da boa governança. A gestão de riscos não é para burocratizar, mas sim para aumentar a chance de o órgão conseguir entregar aquilo que a sociedade espera dele. E a Seplag-MG é um órgão central de diversas áreas que afetam todos os 317 mil servidores do Estado e todos os 21 milhões cidadãos mineiros”, destacou.

A Seplag-MG também criou o Comitê de Riscos e Controles para garantir o efetivo funcionamento da Política. A instância, instituída por meio da Resolução Seplag nº 016/2023 e coordenada pelo controlador Setorial da Seplag-MG, Igor Martins da Costa, é responsável por supervisionar, orientar e monitorar estruturas, sistemas, fluxos e processos de gestão de riscos e controles da secretaria. 

Igor Martins da Costa apresentou a Política da pasta, explicando que os riscos são condições incertas que, caso ocorram, podem ter efeito sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade. 

“Trazendo isso para o nosso ambiente de trabalho, nós temos, por exemplo, prestação de contas e prazos a serem cumpridos. Então, nos preparamos, tomamos medidas e nos planejamos, ao máximo, para minimizar essas incertezas, esses riscos. O apoio da alta gestão na construção do trabalho de implementação da Política de Gestão de Riscos de um órgão é fundamental para esse tipo de processo", enfatizou o controlador Setorial.

Impactos

A Política de Gestão de Riscos busca aumentar o grau de certeza na concretização dos objetivos da Seplag-MG, o que provoca impactos diretos na eficiência do trabalho. A partir das diretrizes estabelecidas, é possível gerar respostas efetivas a possíveis riscos e minimizar impactos. 

Uma boa gestão de riscos afeta diretamente a população. Com a implantação da Política, é possível evitar a descontinuidade de algum serviço de atendimento direto ao cidadão ou ao servidor. Além disso, a metodologia também serve para minimizar impactos orçamentários em situações de calamidade ou crise. 

Adaptada de www.mg.gov.br/planejamento

Publicada em 12/05/2023