Campanha de Integridade é lançada no dia nacional da Ética

Campanha Integridade 2023

Ética, Integridade e Agenda ESG alinham-se pela melhor gestão da Administração Pública.

Hoje, dia 2 de maio, em celebração ao Dia Nacional da Ética, o Governo do Estado de Minas Gerais estampou os elevadores e espelhos da Cidade Administrativa reforçando o seu compromisso por uma Administração Pública pautada por princípios éticos e íntegros. A ação é a segunda fase da Campanha de Integridade, lançada em 2019, e avança com o objetivo de consolidar uma cultura de integridade no Estado. 

“A primeira Campanha de Integridade tinha a intenção de apresentar para os servidores os valores em que acreditamos”, explica o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. “Agora, quatro anos depois, vários desses valores, como a transparência das informações públicas, estão consolidados e o Plano Mineiro de Promoção de Integridade evoluiu para Política de Estado”, completou Fontenelle.

Com o bordão “Como você se comporta é o que importa”, o objetivo da nova campanha é estimular servidores e público externo que orbita na extensa rede de conexões do Governo de Minas a refletir sobre a importância da integridade em cada um de seus atos, não só em seus trabalhos, mas também na vida privada.

Integridade, valor de mercado

No mundo inteiro, um crescente número de empresas busca se adequar à Agenda ESG (do inglês Environment, Social e Governance), que apresenta critérios não financeiros utilizados pelas grandes corporações para investir seus capitais. Nessa lógica são privilegiadas empresas, órgãos e instituições com esforços positivos nas áreas ambientais, sociais e de governança.

A integridade é o alicerce dessas três áreas. Nas instituições a integridade alinha-se ao ESG por meio da boa gestão ambiental do planeta, do cuidado com o impacto social de suas ações, do fomento à equidade, à diversidade, às leis. Integridade percebe-se por meio de um controle interno eficiente, com práticas anticorrupção, transparência de dados, canais de denúncias.

Toda mudança começa com as ações individuais, que podem expandir-se para toda a entidade e empresa: “Como você se comporta é o que importa”. Quando valores de integridade norteiam as ações e a cultura de uma organização, naturalmente ela estará mais próxima dos parâmetros da Agenda ESG.