Após seis anos, na quarta-feira, 26 de maio, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), voltou a realizar um encontro entre a alta gestão, os gestores dos setores administrativos e das suas unidades regionais. O evento foi sediado no auditório do BDMG cultural, em de Belo Horizonte, por onde passaram cerca de 110 convidados.
Estiveram presente na ocasião a presidente do Ipsemg, Luiza Campo, a vice-presidente, Gerlainne Romero, a chefe de gabinete, Núbia Teixeira, o diretor de planejamento, gestão e finanças, Guilherme Fonseca, o diretor de previdência, Diogo Leite, o diretor de política sem saúde, Pedro Diniz, e o diretor de saúde, Rodrigo Kleinpaul. Cada gestor teve um momento na abertura do evento e os denominadores comuns presentes em suas falas foram: Recuperação, União e Evolução.
O encontro teve três momentos diferentes: apresentação do Relatório de Gestão, do Plano de Integridade e o Encontro entre as unidades regionais.
RELATÓRIO DE GESTÃO - FINANÇAS E PREVIDÊNCIA
A atual gestão do Ipsemg concluiu a nova edição do Relatório de Gestão, referente ao triênio de 2019, 2020 e 2021, e utilizou do encontro para apresentar o balanço para os colaboradores.
O momento foi aberto pela assessora estratégica, Bruna Damazio, que demonstrou o capítulo: Ipsemg em números. Atualmente, o instituto conta com cerca de 868 mil beneficiários da assistência à saúde, 38 mil pensionistas, 2.774 servidores ativos e 3.298 inativos. Os dados referentes ao serviço próprio no interior, rede credenciada e rede própria de saúde, também foram exibidos.
O diretor de planejamento, gestão e finanças, Guilherme Fonseca, apresentou os números do relacionamento com o beneficiário e falou sobre a importância e necessidade de evolução do Aplicativo Ipsemg, lançado em 2021. O diretor, também, reforçou o objetivo de vida do instituto: “O Ipsemg existe para atender o beneficiário e precisamos nos aproximar dele de maneira mais tranquila”, comentou.
Guilherme ainda trouxe para a pauta os desafios financeiros e tecnológicos do Instituto e como eles estão sendo trabalhados. Acima de tudo, o diretor ressaltou o compromisso do Ipsemg em pagar suas contas em dia, fator de extrema importância para o crescimento da instituição.
O diretor de previdência, Diogo Leite, começou sua fala parabenizando a equipe do Instituto por tratar com seriedade duas missões complexas: Saúde e Previdência. Sua apresentação também passou pelos momentos de dificuldade do setor previdenciário nos últimos anos, como a reforma da previdência e a pandemia de Covid-19 e, como isso afetou a rotina de trabalho dos colaboradores e os processos do Ipsemg.
RELATÓRIO DE GESTÃO – REDE PRÓPRIA E CREDENCIADA DE SAÚDE
Já na área de saúde, Rodrigo Kleinpaul, trouxe para o encontro os obstáculos da rede própria, responsável pelo atendimento médico das unidades regionais, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Gerência odontológica (Geodont) e o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP). Considerando o setor mais afetado pela pandemia, o diretor reforçou o esforço dos colaboradores para acolher e tratar todos os beneficiários com qualidade. Durante o período, o HGIP chegou a ter 265 leitos destinados a Covid-19.
O Dr. Rodrigo, também falou sobre a necessidade de concluir as obras das unidades para reforçar o atendimento, e comparou a rede própria com uma casa. “A casa não está toda reformada, mas tratamos ela com muito empenho, amor e carinho”, ele completa.
Hoje, o plano de saúde do Ipsemg é o 2º maior de Minas Gerais e o 6º maior do Brasil em número de beneficiários, pauta que também foi tratada pelo diretor de políticas em saúde, Pedro Diniz. O responsável pela rede credenciada do Instituto, falou sobre a importância do plano para os beneficiários do interior do estado e explicou o trabalho realizado por cada setor da DIPS.
Pedro destacou, também, a importância do sindicato e do conselho deliberativo do Ipsemg, que ajudam a manter o trabalho de qualidade e a acessibilidade do plano de saúde, reforçando que tanto a rede credenciada quanto a própria, salva vidas. “Talvez, de fora eu não tivesse essa noção, mas estando aqui dentro a gente entende a importância do Ipsemg. O Instituto é um verdadeiro patrimônio do servidor público”, Pedro ressalta.
Para encerrar a apresentação do relatório, a presidente do Ipsemg, Luiza Campos e a vice, Gerlainne Romero, falaram sobre os objetivos futuros da gestão. Entre os diversos pontos apresentados está a maior integração entre as unidades regionais e rede própria de saúde. “É necessário reforçar as estruturas, principalmente das regionais, que são a cara do Ipsemg no interior”, explica a presidente.
Também foram pautas de projetos futuros a modernização dos processos administrativos e de auditoria, modernização dos sistemas de concessão de benefícios, adequação da previdência para a obtenção dos certificados da pró-gestão, o censo previdenciário, obras nas unidades de saúde, dentre outros.
Em breve o relatório de gestão 2019/2020/2021 estará disponível no site do Ipsemg.
PLANO DE INTEGRIDADE
No final da manhã de quarta foi apresentado o Plano de Integridade do Ipsemg, publicado em abril. O documento busca reunir e sistematizar as ações voltadas para o fortalecimento do ambiente de integridade nos órgãos e entidades da Administração Pública, ou seja, promover uma conduta ética e íntegra, norteadora de grandes avanços.
Para falar sobre o que é um plano de integridade, o Instituto convidou o superintendente central de integridade e controle social da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, Thomaz Barbosa da Silva, que ressaltou a importância da integridade para a preservação dos princípios do serviço público. Thomaz parabenizou a equipe responsável pelo plano do Ipsemg, destacando os prêmios recebidos no Integrathon 2021, uma competição que reuniu os melhores planos de integridade do Brasil.
Já o Plano de Integridade do Ipsemg foi apresentado pelo chefe do departamento de investimento de recursos previdenciários, Bruno Volpini, e pela assessora de gestão estratégica, Anna Wetter. Durante a explanação, foi explicado o processo de construção do plano, que contou com uma pesquisa de diagnóstico – realizada com os colaboradores do instituto.
Bruno e Anna ainda demonstraram os eixos temáticos que compõem o plano: Governança e comprometimento da alta administração; Planejamento estratégico; Controles internos e gestão de risco; Conflito de Interesse e nepotismo; Comissão e código de ética; Relacionamento com o público; Gestão de pessoas; e Transparência.
Para saber mais sobre o Plano de Integridade do Ipsemg, clique aqui.
ENCONTRO DAS UNIDADES REGIONAIS
O evento se estendeu até a tarde Belo Horizontina, quando foi realizado um encontro entre a diretoria e os gestores das unidades regionais do Instituto. Você pode ler a matéria desse evento, clicando aqui.
Confira, também, os álbuns de fotos do evento:
Fonte: Ascom IPSEMG
Publicado em: 27-05-2022