O Plano Anticorrupção do executivo mineiro e cinco decretos pela integridade e transparência públicas foram as entregas concretas do primeiro dia da Semana Internacional de Controle Interno, organizado pela Controladoria-Geral do Estado de MG que está acontecendo esta semana (16 a 20 de maio) em Belo Horizonte.
Participaram da cerimônia de abertura, além do controle interno mineiro, a alta administração do governo de Minas Gerais e o próprio governador do estado, Romeu Zema, que assinou os decretos e abriu o evento.
“A corrupção não é limitada ao estado perder dinheiro, mas afeta o crescimento da economia, o país perde credibilidade, não recebe investimentos e isso leva sofrimento para seu povo. Por essas e outras razões, é fundamental o estado ter controle severo e punições rigorosas. Naquilo que a legislação atual permite, estamos fazendo de tudo para que o estado fique ainda mais rigoroso no combate à corrupção e na busca pela transparência”, afirmou o governador.
A palestra magna foi proferida por Marcelo Zenkner, sócio do Escritório TozziniFreire Advogados, de SP, que falou sobre “Sistemas de Integridade Públicos e Corporativos”. Zenkner apresentou uma pesquisa sobre o que é um consumidor reinventado e como eles estão agindo no mercado. “3 em cada 4 consumidores reinventados querem produtos e serviços fornecidos de maneira altamente ética”, ressaltou. Assim, as empresas precisam se reinventar para que consigam se adequar a esses consumidores.
“A integridade acontece quando você internaliza os valores, os defende e o mais importante é quando surgem as situações problema do dia a dia e você é testado. Então, existem três momentos diferentes: internalizar, defender e praticar os valores”, destacou Zenkner. Assim, o palestrante apresentou a complexidade regulatória do Brasil e mostrou que o país cria 46 regras a cada dia útil. Além disso, afirma que a integridade não é só estar em conformidade com a lei, e, sim, deve fazer parte da cultura da empresa, em uma relação de confiança.
Clique aqui para baixar a Palestra do Marcelo Zenkner
Na parte da tarde, Laila Bellix e Bruno Schimitt Morassutti apresentaram o painel “10 anos da Lei de Acesso à Informação: panorama da transparência pública”, mediados por Soraia Ferreira Quirino Dias, Subcontroladora de transparência e integridade da CGE MG. Os painelistas conversaram sobre a importância de se levar a Lei de Acesso à Informação aos bairros, aos municípios, às escolas, para que s cidadãos possam, de fato, absorver essa importante ferramenta de controle social.
O 2º painel do dia, “Desafios futuros, perspectivas e harmonização entre a Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, foi apresentada por Fábio Valgas e Michael Mohallem mediados por Beatriz Faria de Almeida Loureiro.
Clique aqui para baixar a palestra de Fábio Valgas.
Todas as palestras podem ser assistidas pelo canal da CGE no Youtube.
Baixe as fotos do 1º dia da Semana Internacional de Controle Interno em https://capacita.cge.mg.gov.br/
Fonte: Ascon CGE
Publicada em: 17-05-2022