A Emater-MG, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou nesta quarta-feira (8/3), o lançamento do seu Plano de Integridade. O evento foi promovido na sede da empresa, em Belo Horizonte. Estavam presentes membros da diretoria executiva, profissionais da Emater-MG integrantes da comissão de elaboração do plano e o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. Todos os funcionários da empresa puderam acompanhar a solenidade pelo canal da empresa no Youtube.
O Plano de Integridade da Emater-MG tem por base o Decreto 47.185, de 2017, que instituiu o Plano Mineiro de Promoção da Integridade. O documento traz um conjunto de ações voltadas ao apoio, incentivo e promoção da cultura da integridade na empresa em todas as suas relações com empregados, entidades públicas ou privadas, organizações sociais e com a sociedade em geral.
Ele foi elaborado por uma comissão composta por empregados de setores estratégicos como Auditoria Interna, Ouvidoria e Correição, Assessoria Jurídica, Departamento de Administração, Departamento de Recursos Humanos e Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica. O Plano de Integridade está estruturado em oito eixos temáticos: Governança e Comprometimento da Alta Administração, Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos, Controle Interno, Conflito de Interesses e Nepotismo, Código de Ética e Comissão de Ética, Canal de Denúncias, Gestão de Pessoas, Transparência Pública e Controle Social.
Além de ações para prevenir, detectar e corrigir os riscos à integridade identificadas durante o trabalho de criação, o plano torna mais concretos importantes aspectos da governança corporativa, já presentes no trabalho da Emater-MG, marcado pela ética, pela transparência das práticas administrativas e de gestão, reconhecidas pela sociedade.
Para o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o Plano de Integridade fortalece o processo de busca contínua pela excelência que a Emater-MG vem empreendendo ao longo de seus 73 anos. “Temos neste Plano um conjunto de ações para apoio e incentivo à probidade ancorado no comprometimento em todos os níveis. Os empregados terão nele um mapa dinâmico, que sinaliza forças e vulnerabilidades, ilumina o presente e revela um futuro de aprimoramentos”, explicou.
O governador Romeu Zema participou virtualmente da cerimônia. Por meio de um vídeo gravado, ele parabenizou os profissionais da Emater-MG, envolvidos na construção do Plano de Integridade. “Como todos sabem, transparência e honestidade sempre foram prioridades no meu governo. Então é com muito prazer que participo desse encontro, mesmo remotamente. Aproveito para cumprimentar os profissionais empenhados nesse projeto e reforçar iniciativas como essa, para termos um estado cada vez mais ético”, ressaltou.
Já o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, destacou a importância de todos os profissionais da empresa se sentirem parte do Plano para que a Emater-MG atinja seus objetivos. “Esse conjunto de ações relacionadas à transparência, boa gestão e melhor governança vai fazer com que a Emater atinja seus melhores resultados. Por isso, é importante que cada um dos colaboradores da empresa entendam que são parte desse Plano de Integridade.”
A chefe de Auditoria da Emater-MG, Mildrêd de Franco, argumentou que o Plano de Integridade promove a consciência ética e de integridade na empresa. “Com a celebração do Plano de Integridade a empresa conquista incremento para sua reputação, junto aos empregados e toda a sociedade”. De acordo com a auditora, as metas definidas no plano serão acompanhadas pelo Comitê de Integridade para que as atividades alcancem os objetivos da transparência e do cumprimento das normas e normativas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Publicado: 08 de março de 2022