Curso Integridade da Fundação Hemominas recebe reconhecimento estadual
Difundir e internalizar a integridade institucional na Fundação Hemominas. Este o propósito do Curso Integridade na Plataforma EAD, lançado em setembro deste ano, e distinguido com o prêmio “Destaques do Controle” pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em evento ocorrido na última sexta-feira (17/12), na sede do órgão.
A premiação, que visa a promover a valorização dos servidores públicos e equipes, prestigiando e divulgando trabalhos e condutas exemplares no contexto institucional no âmbito do Poder Executivo do Estado, contemplou a Fundação em duas categorias: Governança e Controle, conquistado com o curso, e Talentos do Controle, concedido à Controladora Seccional da Fundação
Conforme destaca a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, “o reconhecimento das ações da Hemominas pela CGE é muito gratificante; o prêmio pelo trabalho Curso de Integridade (plataforma EAD) evidencia como a instituição se preocupa com a Integridade, possibilitando a todos os servidores compreender como cada um pode exercer a sua Integridade dentro da Instituição”.
Sobre o prêmio “Talentos do Controle”, recebido por Lucimara Pereira, a presidente assim se manifestou: “A nossa Controladora ser reconhecida por seus pares e selecionada para receber o prêmio de destaque pela CGE somente confirma o que nós já sabemos: a Lucimara é uma servidora extremamente comprometida e tem, com seu trabalho, colaborado com a Hemominas para que sejamos uma instituição que trabalha com foco nos pacientes e doadores, mas com Integridade, Transparência, dentro dos princípios da Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência”.
Instituído pela Resolução CGE Nº 30/2021, o prêmio é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Na categoria “Governança e Controle” foram premiadas seis iniciativas, conforme avaliação realizada pela Comissão Julgadora do Prêmio, designada pela Resolução Nº 33/2021.
Na categoria “Talentos do Controle” foram premiados três servidores destaques e um trabalho inovador mais bem votados pelo público interno do órgão. Os distinguidos foram: Weuler Moraes Santos, da SPGF/DTI, com 54 votos; Flávia Leal Ramos – COGE, 53 votos e Lucimara Ribeiro Pereira, 44 votos.
Maturidade institucional
Servidora Destaque, a Controladora Seccional da Fundação, Lucimara Ribeiro Pereira, ressaltou o comprometimento da Hemominas quanto a importância da Integridade: “Os prêmios são o reconhecimento do árduo trabalho realizado na Hemominas com o pleno apoio da Direção Superior e total colaboração do corpo funcional. A compreensão da importância do papel da Controladoria Seccional demonstra maturidade institucional e nos permite trabalhar a integridade de uma forma mais densa, sendo o curso de integridade fruto de um esforço intersetorial. Hemominas, o prêmio Governança e Controle é de todos nós!”, agradece ela.
Quanto ao prêmio “Talentos do Controle”, disse ela: “ Ele é o reflexo de seis anos de intensa e incondicional dedicação, trabalhados com o suporte indispensável da equipe da Controladoria Seccional/Hemominas e desenvolvidos em uma instituição que nos permite realizar ações voltadas a um objetivo comum: a melhoria e o fortalecimento do SUS”, concluiu.
Eleita por seus pares como Servidora Destaque, a fala da Auditora-Geral do Estado, Luciana Cássia Nogueira, reflete o reconhecimento ao empenho da premiada: “Eleita por todos nós, ela é muito especial, colega de trabalho muito querida, por sua dedicação, competência, profissionalismo e capaz de contagiar a todos por sua alegria e generosidade”.
Integridade: o curso
Lastreado nos valores institucionais - Comprometimento, Integridade, Eficiência, Respeito, Valorização do ser humano e Credibilidade -, conforme estabelecido em seu Mapa Estratégico, o Plano de Integridade da Fundação é composto por cinco eixos temáticos (pessoas, governança, informação e conhecimento, construção coletiva e ética pública), divididos em 15 subeixos, nos quais foram propostas várias ações que enfatizaram não só o acesso à informação, como princípios éticos e constitucionais norteadores da Administração Pública brasileira.
Nesse sentido, com o objetivo de capacitar os profissionais da Fundação Hemominas sobre Integridade na Administração Pública, a equipe de Treinamento, Desenvolvimento e Ensino (TDE) desenvolveu o curso sobre o assunto na plataforma EAD, aberto a todos os interessados.
Com carga horária de duas horas, é apresentado na modalidade autoinstrucional, ou seja, não necessita de tutoria, sendo recomendado para todos os profissionais da Fundação Hemominas (servidores efetivos, à disposição, contratados, recrutamento amplo, terceirizados, estagiários e adolescentes trabalhadores). Ele está disponível na Plataforma EAD Hemominas (http://ead.hemominas.mg.gov.br/). Para fazer a matrícula, basta logar na plataforma EAD com o mesmo usuário e senha utilizados para acessar o computador na Rede Hemominas (MASP e senha).
As ações propostas têm por objetivo garantir a efetividade e lisura da atuação institucional e, assim, contribuir para o fortalecimento da confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde, dos agentes públicos e da sociedade em geral nos serviços prestados pela Fundação Hemominas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Hemominas
Publicado: 20 de dezembro de 2021