ONU e OCDE lançam guia com medidas estatais para fortalecer a integridade empresarial

mat gov onu.ocde

Publicação é resultado direto de resolução proposta pela CGU e aprovada na 10ª Conferência dos Estados Partes na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançaram, no último dia 26 de março, a aguardada publicação "Guia de Recursos sobre Medidas Estatais para Fortalecer a Integridade Empresarial” (acesse o guia na íntegra em inglês). Trata-se de um marco significativo na luta global contra a corrupção e na promoção de práticas éticas nos negócios. 

A publicação, alinhada com o documento em desenvolvimento no âmbito do G20, é resultado direto da Resolução 10/12, intitulada “Fornecendo incentivos para o setor privado adotar medidas de integridade para prevenir e combater a corrupção”, adotada pela Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção em sua décima sessão, realizada em dezembro de 2023, em Atlanta (EUA). O guia aborda vários tópicos cruciais relacionados à integridade empresarial e apresenta estudos de caso que compartilham informações e práticas, além de inspirar Estados e setor privado. 

A resolução em questão foi proposta pelo Brasil, por meio de delegação da Controladoria-Geral da União (CGU), e aprovada durante a 10ª COSP-10/UNAC. O evento foi notável pelas contribuições nacionais para o combate à corrupção e pela promoção da ética nos negócios (saiba mais sobre este evento aqui).

 

Adaptado de www.gov.br

Publicada em 02/04/2024